Visão geral
Visão geral

Um projeto de infraestrutura de transporte requer impermeabilização que possa conter o Tâmisa

O Crossrail dispõe de 42 quilômetros de novos túneis de até 30 metros sob as ruas de Londres. É o maior projeto de infraestrutura da Europa. E isso implica toneladas de água subterrânea. Nós estávamos lá para ajudar.

O Crossrail começou em 2009. Desde então, fornecemos soluções personalizadas de impermeabilização, detalhamento e suporte local para oito estações principais. Somente o Canary Wharf tinha água subterrânea suficiente para encher o equivalente a 40 piscinas olímpicas. Mas estamos ajudando a manter o empreendimento seco com soluções como a proteção de impermeabilização Preprufe®, membrana líquida Bituthene®, bloqueios de água hidroexpansíveis Adcor® e muito mais.

Uma vez que os primeiros trens começarem a circular em 2018, o Crossrail deverá reduzir os tempos de viagem e aumentar a capacidade ferroviária no centro de Londres em 10%.

Transporte público em um difícil clima de deserto requer algo inesperado: impermeabilização

Fato: Há grandes quantidades de água em movimento sob o deserto. Assim, quando a Qatar Rail Company começou a construir a rede de metrô de Doha, eles sabiam que precisariam de impermeabilização. Muita impermeabilização.

Havia outras considerações também, começando pela temperatura média anual de 32°C. A presença de cloretos e sulfatos, que atacam o reforço e o concreto, também complicou as coisas.

Além disso, as especificações de construção afirmam que as estações devem permanecer completamente secas ao longo de uma vida útil do projeto de 120 anos. 

A solução é a manta de impermeabilização Preprufe® Plus — mais de 1 milhão de metros quadrados. A manta impermeabilizante realmente adere ao concreto. Isso impede que a água passe por trás da camada de impermeabilização, assim como evita os problemas causados por movimentos do solo.

Como construir - e depois proteger - um dos maiores projetos de infraestrutura no Oriente Médio

A Estrada de Alta Velocidade Haramain que tem a extensão de 450 km na Arábia Saudita ligará as cidades sagradas islâmicas de Meca e Medina à cidade econômica do Rei Abdullah e à cidade litorânea de Jedá, no Mar Vermelho. É um dos maiores projetos de infraestrutura no Oriente Médio.

O projeto inclui a construção de quatro novas estações em quatro anos. Isso é um desafio mesmo sem haver calor extremo e condições desérticas que incluem, estranhamente, água subterrânea. A manta de impermeabilização Preprufe® é a resposta. Ela fornece proteção para todos os elementos construídos até níveis acima de lençóis freáticos.

As estações cobrem uma área mais de 30 vezes o tamanho da Trafalgar Square de Londres. Elas consumirão a surpreendente quantia de 300.000 metros quadrados de Preprufe ® 300R.