PREPRUFE® veda Crossrail: Um dos projetos mais complexos no Reino Unido

A construção da histórica Crossrail line e suas estações em Londres é o maior projeto de infraestrutura na Europa.

O projeto

Crossrail é um dos maiores e mais complexos projetos de construção do Reino Unido. Crossrail deverá transformar a rede ferroviária em Londres e no leste sul, reduzindo os tempos de viagem e aumentando em 10% a capacidade ferroviária no centro de Londres.

Desde o início das obras, em maio de 2009, foram construídos 42 quilômetros de novos túneis sob as ruas de Londres, alcançando profundidades de 30 metros. Haverá um total de 40 estações fornecendo serviços para os passageiros da Crossrail.

Soluções em impermeabilização da GPC Applied Technologies

A GPC é a líder em fornecimento de impermeabilizantes em todas as principais estações da Crossrail. Até o presente, a GPC forneceu soluções de impermeabilização sob medida, detalhes e suporte local a 8 principais estações da Crossrail – Bond Street, Tottenham Court Road, Farringdon, Liverpool Street, Whitechapel, Pudding Mill Lane, Canary Wharf e Custom House.

Tottenham Court Road

Como parte da construção da Tottenham Court Road Station, de £ 1 bilhão, foram escolhidos mais de 2000 m2 da membrana impermeabilizante PREPRUFE® da GPC para fornecer o nível de vedação necessário.

Construída pela BBMV (um consórcio de Balfour Beatty, Alpine BeMo Tunnelling, Morgan Sindall e Vinci Construction) para a Transport for London, a nova estação Crossrail na Tottenham Court Road tem a extensão de quatro campos de futebol e tem três andares subterrâneos. Com performance de impermeabilização de longo prazo, confiabilidade e sucesso em projetos de alto perfil em todo o mundo, PREPRUFE® ofereceu a solução perfeita para garantir a proteção contra água.

Para completar o sistema de soluções, a GCP também forneceu a Membrana Liquida BITUTHENE®, o sistema de PVC para bloquear a água, assim como os bloqueadores de água injetáveis e hidroexpansíveis ADCOR®.

Liverpool Street

Mais de 5.000 m2 de membrana impermeabilizante PREPRUFE® forneceram vedação excepcional, proteção subterrânea e performance comprovada à estação de Liverpool Street.

Este novo empreendimento de £300 milhões, concedido aos engenheiros Mott Macdonald/Arup e à empreiteira Laing O'Rourke, está localizado abaixo das estações já existentes de Liverpool Street e Finsbury Circus. Estão sendo construídas duas novas bilheterias, Broadgate e Moorgate, assim como um poço de 40 metros de profundidade Blomfield Street para acomodar a ventilação, a parte elétrica, mecânica e os os equipamentos de sistemas da estação. Esta área conhecida como Bloomfield box se estende por mais de 400 metros em uma das partes mais movimentadas de Londres.

PREPRUFE® foi a escolha mais evidente para os locais confinados, devido à sua reputação no fornecimento de uma solução impermeabilizante confiável, impedindo a entrada de água através e ao redor da laje de base. Sua ADVANCED BOND TECHNOLOGY™ patenteada permite que o concreto tenha agressiva aderência ao PREPRUFE®, formando uma profunda vedação que evita a mitigação de água entre a impermeabilização e a estrutura, reduzindo substancialmente o risco de vazamentos.

Utilizando um avançado revestimento de superfície de acrílico, desenvolvido pela GCP, a membrana de PREPRUFE® também simplifica o processo de instalação ao remover múltiplas camadas e detalhamentos complicados. São eliminadas camadas protetoras de concreto ou tábuas, reduzindo a profundidade de escavação e desgastes enquanto é minimizado o número de materiais adicionais a ser obtidos, acelerando o andamento do projeto e assegurando que o mesmo seja entregue dentro do prazo.

Aproximadamente 4.000 m2 de PREPRUFE® 300R/160R, 1.500 m2 de PREPRUFE® 800PA, e 250 m2 de impermeabilização líquida SILCOR® foram instalados para fornecer proteção impermeabilizante excepcional aos eixos dos túneis, às paredes empilhadas, às lajes de base e ao teto.

Canary Wharf

No desenvolvimento de 500 milhões de libras esterlinas da estação Canary Wharf Crossrail, a aplicação de 6.000 m2 da manta de impermeabilização PREPRUFE® assegurou que o local permaneça estanque - segurando até 10 metros de água do cais do Tâmisa.

Edificada na West India North Dock pela Canary Wharf Contractors Limited, a construção da nova estação se mostrou um complexo desafio técnico, logístico e de engenharia. Desde o início da construção em maio de 2009, foram escavadas cerca de 300.000 toneladas de material, foram colocadas 375.000 toneladas de concreto e 1.000 pilares para a extração de 100 milhões de litros de água das docas - o equivalente a quarenta piscinas olímpicas.

Como parte do programa de construção "de cima para baixo", um subsolo de quatro níveis foi concluído a uma profundidade de 28 metros. Depois de drenar o local e construir uma ensecadeira profundamente ancorada para fornecer um ambiente de trabalho seco, a próxima etapa-chave no trajeto crítico era a impermeabilização da laje de base. Ela precisava ser instalada de forma rápida e eficaz, em condições difíceis, para evitar atrasos nos trabalhos seguintes.

PREPRUFE® foi escolhido por sua facilidade de aplicação e velocidade, além de seu desempenho na impermeabilização. A membrana é desenrolada e solta, e pode ser aplicada até mesmo em substratos úmidos. As camadas são autoadesivas, e toda a instalação pode ser realizada sem soldagem ou outros equipamentos especiais. Uma vez instalada, não são necessárias a camada de concreto ou outras camadas de proteção - a instalação de vergalhões e a concretagem podem seguir-se imediatamente.

Especificado e instalado em alguns dos projetos de impermeabilização mais desafiadores do mundo, PREPRUFE® provou ser o sistema perfeito para o designer principal Arup e para a empreiteira Expanded Piling, uma subsidiária da Laing O'Rourke. Nenhum outro sistema no mercado protege melhor uma subestrutura dos efeitos nocivos da água, de vapores e de gás do que PREPRUFE®.

Para proteger as juntas de concreto e a continuidade com as paredes empilhadas, a GCP também forneceu uma série de produtos e sistemas complementares incluindo ADCOR® 500S and ADCOR® 550MI, para proporcionar a proteção hidroexpansível e das juntas injetáveis. A membrana líquida BITUTHENE® aplicada a frio e o SERVITITE® AT240, um sistema de bloqueio de água especialmente formulado em PVC, também foram fornecidos para completar a especificação de impermeabilização abrangente do projeto.

Outras estações importantes

Assim como nas estações mencionadas acima, a GCP forneceu soluções abrangentes de impermeabilização para as outras estações importantes, incluindo Bond Street, Farrington, Whitechapel, Pudding Mill Lane e Custom House.

A GCP ofereceu soluções de impermeabilização sob medida que proporcionaram continuidade aos aspe​ctos mais importantes do projeto. Foi fornecido um pacote completo constituído por membranas líquidas impermeabilizantes SILCOR®, sistema de concreto integralmente impermeável ADPRUFE®, e uma gama completa de bloqueios de água hidrofílicos e de PVC ADCOR®, disponíveis para a proteção de juntas de concreto.

Desenvolvida para se conectar com o PREPRUFE®a impermeabilização SILCOR® sem emendas é um conjunto de membranas líquidas de impermeabilização aplicadas à mão ou em spray, que fornece impermeabilização altamente durável e proteções estruturais sem camadas de detalhamentos complexos.

O sistema de concreto integralmente impermeável ADPRUFE® é composto por uma mistura líquida inovadora que reduz significativamente a permeabilidade e o encolhimento de secagem do concreto. Ele pode ser combinado com as membranas da GCP e com o sistema de drenagem de cavidades HYDRODUCT® para maior proteção em aplicações críticas.

A habilidade singular dos bloqueios de água hidrofílicos da GCP de funcionar como uma vedação continuamente ativa devido às suas propriedades hidrofílicas significa que eles funcionam melhor do que os sistemas convencionais de bloqueios de água, evitando a entrada de água através de juntas em subestruturas de concreto.

O projeto Crossrail - vedado na membrana impermeabilizante pré-aplicada PREPRUFE®  - será concluído em 2018 e proporcionará um serviço de transporte vastamente aprimorado, que beneficiará Londres, seus habitantes e visitantes por muitas gerações.

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