Uso de concreto com fluidez controlada (CFC) para revestimentos de túneis

Revestimentos de concreto são uma parte fundamental para garantir a integridade estrutural dos túneis, mas bombear e aplicar o concreto para esses trabalhos é um processo complicado. Inúmeros desafios podem surgir. Por exemplo:

  • O acesso dentro do túnel é muito limitado, portanto, o concreto com alta fluidez é fundamental.
  • O concreto com baixo abatimento  não é ideal para esta aplicação, pois não flui bem e pode causar entupimento na bomba, resultando em atrasos dispendiosos

Porque concreto auto adensável não é ideal para revestimento de túneis

Alguns contratistas enfrentaram esses desafios usando concreto auto-adensável, devido ao seu alto fluxo e trabalhabilidade. No entanto, pode haver algumas dificuldades envolvidas no uso desse tipo de concreto.

  • O concreto auto adensável geralmente requer estudos de  dosagens com maior quantidade de finos, o que aumenta o custo.
  • A produção de concreto auto adensável  exige alto controle de qualidade, além de muita experiencia para confeccioná-lo de forma estável, o que aumenta o seu custo, principalmente devido à escassez de mão de obra especializada.

Concreto com Fluidez Controlada (CFC): Uma solução para estes desafios

O CFC foi criado para preencher a lacuna entre concreto convencional e concreto adensável. As resistências do CFC  e do concreto convencional são equivalentes. No entanto, o CFC  oferece maior fluidez a um custo menor do que o concreto adensável e também é resistente à segregação, tornando-o uma boa solução para revestimentos de túneis de concreto.

  • O concreto é descarregado rapidamente, bombeia facilmente e pode ser aplicado com o mínimo de vibração. Isso pode resultar em aumento da produtividade  além da melhor qualidade no acabamento superficial dos elementos.
  • O uso do CFC  também pode ajudar os empreiteiros a executar uma operação mais enxuta, pois o manuseio do CFC requer muito menos trabalho manual.
  • O CFC é útil em espaços confinados, como túneis. Possui maior fluidez que o concreto convencional. 

A GCP Applied Technologies introduziu aditivos com a marca CONCERA® que permitem a produção de CFC resistente à segregação com uma faixa de espalhamento  entre 410 a 650 usando dosagens de traços  convencionais.

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