Grace nomeia diretores para GCP Applied Technologies Inc.

November 10, 2015

COLÚMBIA, Md .-- (BUSINESS WIRE)--A W. A R. Grace & Co. (NYSE: GRA) anunciou hoje os membros do Conselho de Administração da GCP Applied Technologies Inc., a nova empresa independente de capital aberto que será formada pelo spin-off planejado dos segmento de Produtos para Construção da Grace e dos negócios da Darex Packaging Technologies. O novo Conselho deverá ser eleito após a conclusão do spin-off, planejada para o primeiro trimestre de 2016.

Quando a GCP Applied Technologies começar a operar após a conclusão da separação, seu Conselho de Administração contará com três membros independentes do atual Conselho da Grace. Os três são Ronald C. Cambre, presidente aposentado do Conselho de Administração e CEO da Newmont Mining Corporation, que presidirá o Conselho da GCP; Marye Anne Fox, Ph.D., Chanceler Emérita e Professora Honorária de Química e Biotecnologia na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD); e Janice K. Henry, ex-Vice-Presidente Sênior, Tesoureira e Diretora Financeira da Martin Marietta Materials, Inc. Os três continuarão a atuar no Conselho da Grace até a conclusão do spin-off.

Outros novos Diretores independentes da GCP serão Marcia J. Avedon, Ph. D., Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos, Comunicações e Assuntos Corporativos da Ingersoll Rand; Phillip J. Mason, ex-Presidente, Setor EMEA da Ecolab, Inc .; Elizabeth (Beth) Mora, Diretora Financeira e Vice-Presidente de Finanças e Administração e Tesoureira do Charles Stark Draper Laboratory em Cambridge, MA; e Danny R. Shepherd, ex-Vice-Presidente da Vulcan Materials Company.

O Presidente e Diretor de Operações da Grace, Gregory E. Poling, que se tornará o Presidente e CEO da GCP quando ocorrer a cisão, também atuará em seu Conselho de Administração.

"Os acionistas podem ter certeza de que os indivíduos neste Conselho trazem para a GCP Applied Technologies uma mistura excepcional de talento, experiência e integridade", afirma Poling. "A combinação de novos diretores com diretores do atual Conselho da Grace fornece continuidade, assim como novas e importantes perspectivas para garantir uma governança forte e responsável."

Informações adicionais sobre os membros do Conselho da GCP são apresentadas a seguir.

Ronald C. Cambre, Presidente

O Sr. Cambre é Presidente aposentado do Conselho de Administração e CEO da Newmont Mining Corporation. Ele se juntou à Newmont como Vice-Presidente e CEO em 1993 e se aposentou como CEO em 2000, e como Presidente em 2001. Ele atuou como Presidente do Conselho de Administração da McDermott International, Inc. e como diretor da Cliffs Natural Resources Inc. até 2011. O Sr. Cambre é diretor da Grace desde 1998.

Gregory E. Poling

O Sr. Poling atuará como Presidente e CEO da GCP Applied Technologies Inc. Até a separação, ele continuará como Presidente e Diretor de Operações da Grace, responsável pelos três segmentos de negócios da empresa: Grace Catalysts Technologies, Grace Materials Technologies e Grace Construction Products, bem como aquele de Operações. O Sr. Poling trabalha com a Grace desde 1977. Ele ocupou cargos em vendas, marketing, desenvolvimento de negócios e administração geral em todos os segmentos de negócios da Grace. Em 1999, foi nomeado Vice-Presidente e Gerente Geral do negócio de produtos de sílica da Grace em todo o mundo. Em 2003, foi nomeado Presidente dos negócios de Materiais Especializados. Em 2005, o Sr. Poling se tornou Presidente da Grace Davison (um dos dois segmentos operacionais da empresa na época) e Vice-Presidente da W. R. Grace & Co. Em 2011, ele foi eleito para seu cargo atual.

Marcia J. Avedon

A Dra. Avedon é Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos, Comunicações e Assuntos Corporativos da Ingersoll Rand, uma empresa industrial diversificada global. Neste papel, ela lidera recursos humanos globais, assuntos públicos, responsabilidade social corporativa, comunicações e gestão de marca. A Dra. Avedon tem uma vasta experiência operacional nos setores industrial, de saúde, produtos de consumo e serviços profissionais, tendo liderado uma mudança organizacional em grande escala, incluindo fusões, aquisições, desinvestimentos e spin-offs. Ela atuou como diretora da Lincoln National Corporation e atualmente atua nos conselhos de várias organizações políticas, profissionais e sem fins lucrativos. A Dra. Avedon é a Presidente inaugural do Centro de Sucessão Executiva da Universidade da Carolina do Sul e preside o Conselho Consultivo da Belk College of Business, da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte.

Marye Anne Fox

Dra. Fox atuou como reitora da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e como Professora Honorária de Química na instituição, de 2004 até sua aposentadoria em 2012. Hoje é Reitora Emérita e Professora Honorária de Química e Biotecnologia na UCSD. Anteriormente, foi Reitora da North Carolina State University e Professora Honorária de Química. Foi Copresidente da Mesa Redonda de Pesquisa Industrial, Universitária e Governamental da Academia Nacional de Ciências e atuou no Conselho Consultivo de Ciência e Tecnologia do Presidente Bush. Atuou como vice-presidente do Conselho Nacional de Ciência. Ocupou o cargo de diretora na Pharmaceutical Product Development, Inc. até 2008, na Boston Scientific Corporation até 2010, e na Red Hat, Inc. até 2015. Atualmente, é diretora da Bridgeport Education, Inc. A Dra. Fox é diretora da Grace desde 1996.

Janice K. Henry

A Sra. Henry foi Vice-Presidente Sênior e Tesoureira na Martin Marietta Materials, Inc. até 2006 e Diretora Financeira até 2005. Após sua aposentadoria em 2006, prestou serviços de consultoria à empresa até 2009. Ela atuou como diretora da North American Galvanizing and Coatings, Inc. até sua aquisição em 2010 pela AZZ Incorporated; foi diretora da Inco Limited até sua aquisição em 2006 pela CVRD; e diretora da Cliffs Natural Resources Inc. até 2014. A Sra. Henry é diretora da Grace desde 2012.

Phillip J. Mason

O Sr. Mason foi Presidente do Setor EMEA da Ecolab, Inc., onde liderou os negócios de US$ 2,7 bilhões da empresa na região até sua aposentadoria em dezembro de 2012. Anteriormente, foi Presidente no Setor Internacional e Vice-Presidente Sênior de Planejamento Estratégico da Ecolab, ao qual havia retornado em 2004. De 1997 a 2004, atuou como Presidente da HPR Partners, parte do Grupo HAVI, uma empresa de cadeia de suprimentos, embalagens e indústrias de marketing que conta com 8.000 funcionários. Anteriormente, ocupou vários cargos de liderança na Ecolab, começando em meados da década de 1980. O Sr. Mason faz parte do conselho da Lincoln Electric Holdings desde 2013.

Elizabeth Mora

A Sra. Mora é Diretora Financeira, Vice-Presidente de Finanças e Administração e Tesoureira do Charles Stark Draper Laboratory em Cambridge. Ela tem vasta experiência em finanças, auditoria, gestão de riscos e controle financeiro. É ex-Diretora Financeira da Universidade de Harvard, que dispõe de grande verba, orçamento operacional anual de US$ 3 bilhões e 15.000 funcionários. Em seus 12 anos em Harvard, ela foi líder em administração de pesquisa - o lado comercial da tecnologia da informação e uma ligação-chave entre a universidade e parceiros governamentais, incluindo a OMB, NIH, NSF, DoD e vários Departamentos de Inspetores Gerais. É CPA (Contabilista Pública Certificada) no Estado de Massachusetts e passou nove anos em contabilidade pública e consultoria na PricewaterhouseCoopers, na área de Práticas de Consultoria Regulamentar Nacional da PWC. Atua como diretora da MKS Instruments desde 2012.

Danny R. Shepherd

O Sr. Shepherd é ex-Vice-Presidente da Vulcan Materials Company, onde ingressou em 1973, tendo atuado em vários cargos até 1993, quando saiu para ajudar a construir uma empresa de cal e calcário e então assumir o cargo de Presidente da Global Stone Corp. Em 2002, voltou à Vulcan como Vice-Presidente Executivo e Diretor de Operações, até sua nomeação como Vice-Presidente em 2013. Ele tem mais de 40 anos de experiência em liderança executiva, operacional e comercial em empresas públicas, abrangendo gestão de lucros e perdas, estratégia corporativa, desenvolvimento de negócios, fusões e aquisições, relações com investidores, planejamento de capital, estrutura organizacional e planejamento de sucessão. Participou dos Conselhos de Administração das seguintes associações: American Road and Transportation Builders Association, National Stone, Sand & Gravel Association, National Ready Mix Concrete Association, National Lime Association e Pulverized Minerals Association.