Design de arquitetura de metrô em Seul exige produtos GCP

Metrô de Seul utiliza PREPRUFE® 300R e BITUTHENE® 3000 para resolver problema de impermeabilização
Projeto
Linha 0 do metrô de Seul
Cliente
Metrô de Seul
Principal empreiteira
Chung Suk Engineering
Consultor
Consultor de especificações globais
Soluções da GCP
Impermeabilização pré-aplicada PREPRUFE® 300R, impermeabilização BITUTHENE® 3000
Visão geral
Visão geral

O projeto

Seul, a capital da Coreia do Sul e o lar de cerca de 11 milhões de habitantes, é uma grande cidade em qualquer medida. Para atender às necessidades de transporte de sua crescente população, a rede de metrô de Seul é estendida e uma nova linha, a Linha 9, foi adicionada. A construção da Linha 9 do metrô de Seul começou em 2003 e liga o aeroporto de Gimpo em Seoul ocidental ao distrito empresarial Gangnam, no sul de Seoul. A seção 1 tem 25,5 km de comprimento, com 25 estações, incluindo 13 estações de transferência.

"O fator mais importante para a escolha do PREPRUFE® foi o fato de se ligar totalmente à estrutura do concreto, sem qualquer reação química, e evitando a migração de água entre a estrutura de concreto e o produto de impermeabilização."
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Kim Jae Hyuk, Vice-Presidente, Chung Suk Engineering

Um ponto de transferência importante da Linha 9 Seção 1 é a Dangsan Station, que permite que os viajantes façam a baldeação para a Linha 2. Uma estação de metrô encontra-se embaixo de uma estrada no centro antigo da cidade de Seul. O espaço confinado de construção do túnel devido à sua localização dentro do distrito de negócios apresentou desafios ao projeto de impermeabilização.

Kim Jae Hyuk, Vice-Presidente da Chung Suk Engineering, explicou os desafios que a equipe de arquitetura enfrentou com relação à decisão sobre  esta impermeabilização abaixo do solo: "A parede do diafragma foi projetada como um sistema de retenção do solo na maior parte deste projeto. A maior preocupação era garantir a aplicação da impermeabilização do lado positivo/cego deste sistema de parede contínua. Na verdade, o sistema Bentonite tinha sido considerado para a impermeabilização antes que o PREPRUFE® da GCP fosse introduzido."

Trabalhar com a Chung Suk Engineering para obter uma compreensão dos requisitos e preocupações do projeto, a equipe da Grace Construction Products montou uma proposta de solução impermeabilizante para abordar essas preocupações.

S. J. Oh e, em seguida, o consultor de especificações globais na GCP Coreia, explicaram por que um sistema totalmente ligado é fundamental para a impermeabilização do lado positivo/cego.

"Quando as estruturas são construídas abaixo do solo, elas ficam sujeitas à pressão da água. No caso de impermeabilização positiva, a pressão da água vira externamente contra a manta na fundação estrutural. Quando as mantas de impermeabilização não estão totalmente ligadas à estrutura, basta um único vazamento para causar danos extensos e entrada de água."

Escolhendo PREPRUFE®

"Consideramos todos os requisitos de projeto e propusemos um sistema de impermeabilização que incluía a manta de impermeabilização PREPRUFE® 300R para a subestrutura, a manta de impermeabilização BITUTHENE® 3000 para lajes acima do solo e paredes verticais (porção de trincheira - cut and cover) e SERVIPAK® 3 como sistema de placa de proteção," explicou Oh.

Quando a equipe da Chung Suk Engineering visitou o local de construção de projetos de transporte coletivo rápido, a instalação rápida e fácil do sistema de mantas de impermeabilização PREPRUFE® também era evidente. PREPRUFE® foi aplicado no concreto molhado e ficou imediatamente transitável após a instalação, o que foi uma tremenda ajuda para o cronograma de construção.

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Last Updated: 2023-07-07

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