Concreto que voa de helicóptero

Votorantim Cimentos realiza projeto desafiador com a ajuda de aditivos GCP
Cliente
Votorantim Cimentos
Soluções GCP
MIRA® FLOW 940, RECOVER® BLUE e V-MAR®3
Categoria do produto
Aditivos para concreto
Tipo de produto
Mid Range, Estabilizador de Hidratação e Modificador de Viscosidade
Tipo de solução
Concreto autoadensável
O Projeto
O Projeto

Lote 21 da linha de transmissão de energia em Lauro Muller/SC.

O desafio

Para atender às exigências de transporte e lançamento do concreto havia-se a necessidade de manter suas características no estado fresco por 5 horas ou mais na classificação de flow SF 1 e com controle de hidratação de 24 horas, sem haver o surgimento de junta fria entre as concretagens. 
A concretagem foi realizada em pequenos volumes, enviados via helicópteros à base das torres de transmissão localizadas a mais de 1000 mts de altura, sem acesso via terrestre de caminhões ou carros. 

Para este transporte a obra dividiu o processo em três etapas:

  1. Transporte do concreto até o canteiro de obras: 2,5 horas de duração;
  2. Divisão do volume em dois caminhões e transporte até o local de decolagem das aeronaves: 1 hora de duração;
  3. Envio de 0,2 m³ de concreto por helicóptero até o local de lançamento: 5 minutos de duração.

Por se tratar de serra, há ventos e a condição climática pode mudar a qualquer momento, isso poderia interferir no tempo de voo das aeronaves ou até mesmo impossibilitando os voos. 
O concreto deveria ser autoadensável para facilitar a aplicação e adensamento, sem necessidade de vibração, ganhando tempo no voo das aeronaves.

A solução

Combinou-se a utilização de dois aditivos, o mid range MIRA FLOW® 940 para a dar manutenção de abatimento acima de 6 horas e estar dentro do fator A/C menor de 0,5 e água máxima de 185 litros e o estabilizador de hidratação RECOVER® BLUE para controlar o início e fim de pega, sem trazer retardo nos ganhos de resistência aos 3 dias de igual ou maior que 16,5 Mpa.
Por fim, um transporte tão longo, divisões de cargas e o envio do concreto via aérea, através dos helicópteros, levaria a uma possível segregação e exsudação do concreto, o que não é permitido para uma concretagem de grande responsabilidade. Portanto, utilizou-se o aditivo modificador de viscosidade V-MAR® 3 para trazer estabilidade reológica ao concreto e evitar esse tipo de problema.

Os resultados

  • Concreto se manteve em mesma classe de espalhamento SF1  por 8 horas;
  • Em 24 horas, slump test > 10,5 cm, evitando juntas entre concretagens;
  • Resistência à compressão em 3 dias acima do esperado, liberando a obra para frente de montagem das torres.
"As especificações do teor de argamassa e demanda de água para um concreto autoadensável exigiram um refino arrojado no empacotamento dos agregados. E com a tecnologia dos aditivos, tivemos manutenção da fluidez com a combinação de mid range + estabilizador de hidratação e estabilidade volumétrica, utilizando o modificador de viscosidade, trazendo segurança na taxa de exsudação com um concreto com tempo em aberto bastante alto. Satisfação enorme pelo projeto, aceito e entregue com sucesso!"
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Jonathan Mello Kebhard, Coordenador de Tecnologia da Regional Sul, Porto Alegre/RS

Envolvidos Votorantim Cimentos

Equipe técnica regional: Jonathan Mello Kebhard, Cicero Augusto Reichert, Joao Vinicius Buezer Santos, Kleison Teixeira Dos Santos.
Equipe operacional: Juan Ernesto Vinicius Canepa, Ruan Felippi Bressan Fernandes.
Equipe comercial: Camila Walker Baseggio, Marcos Vinicius Da Costa Tomim, Drieli Pirola.

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Last Updated: 2023-07-07

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